quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O Mundial Não-Oficial de Clubes - #1

Antes de tudo, um agradecimento especial para Kaique Pedaes, um dos mentores do ótimo site Camisa 11 (C11) e também responsável por uma coluna  no próprio C11, juntamente com o blogueiro Diogo Magri, também do site, que consta exatamente na mesma coisa que começarei aqui no blog, e que Kaique permitiu que eu assumisse.

O projeto recomeça! (Foto: AP Photo/Kamran Jebreili)

Muito bem, pessoal, vocês podem ver no link da coluna o funcionamento do torneio, o que pode me ajudar a poupar caracteres, mas quero também compartilhar com vocês a história do Unofficial Football World Championships (Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol), que consiste na mesma coisa desse Mundial de Clubes, mas envolvendo seleções.

Em 1967, depois que a seleção da Escócia venceu a Inglaterra - que desde que ganhou a sua única taça de Copa do Mundo, em 1966, não tinha perdido - num amistoso em pleno Wembley por 3x2, os torcedores escoceses começaram a dizer que eram "os novos campeões do mundo".

O histórico time escocês de 1967 que, involuntariamente, começou a brincadeira. (Foto: Reprodução / Amazon)

Em 2003, o jornalista freelancer inglês Paul Brown definiu regras e fez toda uma linha do tempo desde 1872 (!!!) até a época, e até hoje o projeto, que teve destaque até na conceituada revista inglesa sobre futebol FourFourTwo, segue firme, e atualmente o campeão do torneio é nada mais que o Brasil, que defenderá novamente o título em amistoso contra a França, no Stade de France, no dia 26 de março de 2015.

Não pretendo no momento fazer um projeto tão ousado quanto de Paul, mas não custa nada definir algumas regras pra não virar zona:

- Assim como nos torneios de Kaique/Diogo e Paul, o time que assumir o título irá defendê-lo no jogo seguinte, seja em campeonatos oficiais ou amistosos.

- Em jogos que podem ocorrer prorrogação e disputa por pênaltis, irei considerar o resultado no fim da prorrogação ou dos pênaltis. Não irá adiantar o campeão vigente empatar no tempo normal sem sair vencedor nos outros métodos de desempate.

- Quando o campeão vigente não tiver mais jogos antes do começo do Mundial de Clubes da FIFA e o time não estiver classificado para este torneio, o título fica vago até sair o campeão do Mundial da FIFA, e tudo volta a ser como era antes.




E o Mundial Não-Oficial pós-Mundial da FIFA 2014, que todo mundo já deve estar cansado de saber que o Real Madrid ganhou contra um valente - porém sem condições ganhar - San Lorenzo por 2x0, começou agitado: No primeiro jogo de defesa da equipe merengue, nesta última terça-feira (30) contra o Milan, pelo Dubai Challenge (torneio amistoso em Dubai), o Real perdeu até com certa autoridade por parte dos italianos, que se aproveitaram de um posicionamento até meio preguiçoso dos espanhóis: 4x2.

E o Milan dará continuação para a brincadeira na próxima terça-feira (6 de janeiro) contra o Sassuolo, no San Siro, às 12h00 (horário de Brasília), pelo Campeonato Italiano.

Espero vocês caso o Sassuolo apronte! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário