Mais cedo, pela 1ª rodada do Grupo B da UEFA Europa League, o Ludogorets Razgrad foi a Eindhoven visitar o PSV e conseguiram o incrível resultado de 2x0, gols de Bezjak, aos 61', e Misdjan, aos 75'.
É uma vitória bem surpreendente vendo por certos fatores, como o de que o Ludogorets vem de uma liga de qualidade técnica bem contestável, que é a búlgara, mas principalmente pelos motivos que irei apresentar neste texto.
Escudo do PFC Ludogorets Razgrad (fonte: Wikipédia) |
O Professional Football Club Ludogorets Razgrad (Búlgaro: Професионален футболен клуб Лудогорец Разград), ou apenas Ludogorets (Búlgaro: Лудогорец), foi fundado na cidade de Razgrad, que fica na região de Ludogorie (que praticamente explica de onde vem o nome do clube), no nordeste da Bulgária.
Fundado em 2001 como Ludogorie Football Club, por Aleksandar Aleksandrov e Vladimir Dimitrov, logo em 2002 foi renomeado para Razgrad 2000 e, com este nome, começou sua jornada no cenário nacional búlgaro na A Oblast Football League Razgrad (uma liga de nível amador equivalente à 4ª divisão) na temporada 2003/04, e a ganhou logo de cara, mas não alcançou pontuação suficiente para o acesso ao grupo Nordeste do V Amateur Football Group (também amador, como o nome já diz, e equivalente a 3ª divisão). A história se repetiu na temporada seguinte, mas, em 2005/06, o time conseguiu vencer a liga pela terceira vez consecutiva, porém conseguindo juntamente o acesso à 3ª divisão.
Ainda como Razgrad 2000, o Ludogorets precisou de 4 tentativas para conseguir o acesso para o B Professional Football Group (finalmente não amador, equivalente à segunda divisão): Foi 2º colocado em 2006/07, 6º em 2007/08, 4º em 2008/09 e 2º novamente em 2009/10, mas desta vez, conseguindo o acesso para o B PFG. E é aí que começa a grande história.
Kiril Domuschiev, o homem que levou o Ludogorets a grandes dias (fonte: www.focus-fen.net) |
Em 2010, o clube conseguiu a licença de um outro time chamado Ludogorets Razgrad, falido em 2006, e passou a usar o nome. E em Setembro do mesmo ano, o empresário Kiril Domushciev comprou o clube, com a intenção de levar o time ao A Professional Football Group, a elite búlgara. Com contratações de grande porte para o nível da competição, o Ludogorets chegou ao título da B PFG de 2010/11 com 24 jogos, 12 vitórias, 8 empates e 4 derrotas e, obviamente, conseguiu acesso para o A PFG. O time ainda disputou a Copa da Bulgária, onde parou na fase dos 32, perdendo de 2x0 para o Slavia Sofia. Mas a campanha no B PFG acabou sendo um presságio do que estaria por vir na temporada seguinte.
Ludogorets erguendo apenas um de muitos troféus que ganharia em alguns meses (fonte: UEFA.com) |
Para a temporada de 2011/12, o clube voltou a gastar com jogadores de porte para tentar o título da competição, entre eles um brasileiro: Marcelinho, que veio da base do São Paulo, rodou o Brasil (passando por Cascavel em 2005, Santacruzense em 2006, São Caetano em 2007, e Catanduvense em parte de 2008), passou no Al-Nasr dos Emirados Árabes (onde ficou em 2008-09), voltou ao Brasil em 2010, indo para o Mogi Mirim (onde fez 15 jogos e nenhm gol) e, ainda no mesmo ano, para o Bragantino (com 41 jogos e 5 gols), onde ficou até 2011, para finalmente reforçar o Ludogorets.
E os reforços fizeram efeito até demais: O time simplesmente conseguiu a Tríplice Coroa local (A PFG, Copa e Supercopa). O único time que também conseguiu tal feito (Tríplice na primeira temporada na primeira divisão) foi o Levadia Tallinn, da Estônia. Na Copa e na Supercopa, vitórias em cima do Lokomotiv Plovdiv: 2x1 na final da Copa, e 3x1 na Supercopa. Na A PFG, campanha de 30 jogos, 22 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, e recordes como melhor ataque (com 73 gols feitos em 30 jogos) e melhor defesa (com apenas 16 gols levados nos mesmos 30 jogos, que na temporada seguinte o mesmo Ludogorets fez questão de bater, levando apenas 13 gols nos mesmos 30 jogos).
Na temporada seguinte, já estava claro que o estava em alta e, além do desafio de tentar o bicampeonato dos três títulos conquistados, o time iria disputar seu primeiro torneio internacional, com pouco mais de 10 anos de história: A UEFA Champions League, mais precisamente na 2ª fase preliminar.
O sorteio colocou os búlgaros a frente do Dinamo Zagreb, time croata e experiente na competição. No primeiro jogo, empate de 1x1 na Bulgária (Marcelinho 67' / Rukavina 90+2'). E esse gol do Dinamo acabou fazendo toda a diferença na volta, já que na Croácia, o Dinamo venceu por 3x2, com gol de Domagoj Vida, aos absurdos 90+8'. Eliminados, mas "caindo de pé".
Na Copa da Bulgária, o time caiu na fase dos 32 (como em 2010/11), eliminado pelo CSKA Sofia, depois de perder o jogo de ida em Razgrad por 2x1, e em Sofia, apesar de ganhar por 1x0, foi eliminado pela regra do gol fora de casa. Na A PFG, o time conseguiu novo triunfo, após 30 jogos, 22 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. E finalmente, na Supercopa, o time perdeu o título para o Beroe Stara Zagora, após empate de 1x1 no tempo normal e 5-3 para o Beroe nos penais.
Na atual temporada, o time quase chegou aos grupos da UEFA Champions League, passando pelo Slovan Bratislava na 2ª fase preliminar (ida 3x0, volta 1x2 - agg 4x2), Partizan na 3ª (ida 2x1, volta 1x0 - agg: 3x1), e foi eliminado pelo Basel (ida 2x4 e volta 0x2 - agg: 2x6), o que "rebaixou" o Ludogorets para a fase de grupos da UEFA Europa League, que começou com o resultado dito no começo do texto. Na A PFG, o time é líder com 18 pontos em 8 jogos (6 vitórias e 2 derrotas), apenas 1 ponto a frente do vice-líder Botev Plovdiv, com 17, e apenas 2 a frente do 3º colocado Litex Lovech, com 16. Na Copa da Bulgária, o time está na 1ª fase e ainda vai fazer o jogo de ida contra o Dunav Ruse (jogo que deveria ter acontecido ontem, porém foi adiado).
É isso! Torço bastante pelo progresso do Ludogorets, e espero que tenham gostado de conhecer este curioso time!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário