quarta-feira, 1 de maio de 2013
Do topo à crise e a volta por cima em 16 anos, die Borussia!
(Foto: Globo Esporte)
Festa em Madri, a redenção do Borussia.
No dia 30 de abril de 2013, o Borussia Dortmund concluiu mais um importante papel de sua história. Após 16 anos de seu único título europeu, o clube chegou novamente a final da UEFA Champions League. Um time com Lewandowski, Reus, Gotze, Blaszczykowski, Weidenfeller, Felipe Santana, Hummels, entre outros, além do técnico Jurgen Klopp colocaram os Die Borussen na briga pelo lugar mais alto do Velho Continente.
Porém, nesses 16 anos desde quando Borussia Dortmund conquistou a Europa e o Mundo, o clube viveu dias sofríveis. Entre 1997 e 2013, um dos clubes mais populares da Alemanha vivenciou dias de glórias e dias de decadência. Com times de estrelas e com times de velhos conhecidos (vulgos AQUELES), que só deram ilusão à torcida mais fanática do país.
Na temporada 1996-1997, o Borussia Dortmund veio como atual bicampeão da Bundesliga para fazer história. Comandados por Ottmar Hitzfeld, não deram chance para a Juventus de Zidane e Deschamps, vencendo por 3-1 e levando a famosa orelhuda pra casa. Em 02 de dezembro do mesmo ano, os Die Schwarzgelben em Tóquio, venceu o Cruzeiro por 2-0 e faturou o Mundial Interclubes.
Entre os anos de 1998 e 2001, o Borussia acompanhou o título alemão do Kaiserslautern (1998) e o domínio do Bayern München, onde o time da Baviera foi tricampeão alemão (99/00/01), campeão da Champions League e Mundial (2001).
Na temporada de 2001-2002, a torcida amarela e preta vivenciou dias de alegria com o título alemão e o vice-campeonato na Copa Uefa, onde o Feyenoord venceu por 3-2 jogando em casa.
A partir de 2002-2003, a crise instalou-se no Westfalenstadion. Devido à contratações de peso e pouco retorno, o clube foi acumulando dívidas e correu risco de falência. Graças ao Bayern, que ajudou o clube de Dortmund, o clube conseguiu sanar suas dívidas, como admitiu Hans-Joachim Watzke em 2012.
O clube alemão só voltou a empolgar sua fanática torcida com o título da Supercopa da Alemanha na temporada 2007-2008. Entre mais alguns anos de esperança de melhorias, o Borussia Dortmund com um elenco jovem, voltou ao topo da Bundesliga na temporada 2010-2011. Parecia pouco para quem já foi dono do mundo. Com um Lewandowski inspirado e um time espetacular, o Borussia conquistou o bicampeonato da Bundesliga e a DFB Pokal em 2012. Dobradinha inédita.
Assim como comecei esse post, depois de 3 meses sem escrever, termino com o dia em que o time da torcida mais fanática da Europa entrou para a história após anos de glórias e decadência. Se irá faturar o bi da UEFA Champions League é outra história, mas já deixou seu nome gravado na história do futebol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário