domingo, 31 de março de 2013

2014 é logo ali...

Falta mais de um ano para a Copa do Mundo. Antes dela, teremos a disputa da Copa das Confederações e os jogos finais das eliminatórias. Classificado para a grande competição do futebol mundial, apenas o Brasil, país-sede. Mas quem ocupará as 31 vagas restantes? Não fosse um pênalti perdido nos instantes finais da partida contra a Jordânia, essa semana, o Japão já estaria lá. Se a Copa fosse hoje, existiria a possibilidade de assistirmos MONTENEGRO x UZBEQUISTÃO, ou então PANAMÁ x JORDÂNIA. E seleções tradiionais ficariam de fora. A seguir, um panorama das eliminatórias:

AMÉRICA DO SUL - Começando pelos nossos vizinhos: a Argentina de Messi e cia. é líder. Nenhuma surpresa. O Equador, do craque ALTITUDE, e a Colômbia, de Falcao Garcia, fazem campanha segura. Na sequência, indefinição: Chile, Venezuela (única seleção da Conmebol a não ter disputado copas) e Uruguai (que perdeu o encanto) brigam por uma vaga direta e outra na repescagem (contra um representante da Ásia). Alguém sobrará. Peru, Bolívia e Paraguai permanecerão na zona do limbo.

 
Joinha se você não levou SEIS do Mirassol e deve ir à Copa

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL - Bastante equilíbrio nas eliminatórias da Concacaf. O líder, Panamá (que estrearia em Copas) tem 5 pontos. A Jamaica, lanterna, tem 2. Costa Rica e Estados Unidos, hoje também estariam garantidos. Honduras, iria para a repescagem. Já o México... três empates em três partidas. Mas ainda há tempo para reverter a situação.

ÁFRICA - 40 seleções divididas em 10 grupos de 4. Os líderes se classificam para a fase seguinte. Duelos em casa e fora definirão os 5 representantes africanos na Copa. Poderemos ver estreantes por aqui em 2014. Como Zâmbia, campeã da Copa Africana de Nações de 2011 e que lidera seu grupo. No comando das outras nove chaves estão: Etiópia, Tunísia, Costa do Marfim, Congo, Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal.

ÁSIA - Uma das quatro vagas diretas é do Japão, como de costume. Só não foi confirmada ainda por conta de um pênalti perdido no final de sua última partida. Na mesma chave, a Jordânia pode surpreender a Austrália e ir à Copa. Omã e Iraque não devem ir longe. No outro grupo, Uzbequistão é líder (mais um possível estreante). A Coreia do Sul, muito provavelmente assegurá sua vaga. Irã e Qatar brigarão pela repescagem.

 
Kim Jong-Un chateado: Coreia do Norte não vai à Copa



OCEANIA - O quadrangular final já está encerrado. E com seis vitórias em seis partidas, a Nova Zelândia já está garantida na repescagem (contra o 4º colocado da Concacaf). À Nova Caledônia, Taiti e Ilhas Salomão, restou a eterna condição de figurante.

EUROPA - 13 vagas em jogo. Apenas Alemanha e Holanda estão disparadas com relação aos demais dos seus respectivos grupos. Na primeira chave, equilíbrio total entre Bélgica e Croácia. O que sobrar tem boas chances na repescagem. E a tradicional Escócia é a primeira seleção da UEFA sem qualquer chance de ir á Copa. No grupo B, domínio da Itália. Bulgária, República Tcheca e Dinamarca brigam pela segunda posição, sem empolgar. No grupo dos germânicos, equilíbrio: Áustria, Irlanda e Suécia tem o mesmo número de pontos. Já na chave da turma de Van Persie, surpresas agradáveis: Romênia e Hungria tem a chance de voltar à uma Copa. A Turquia decepciona. No grupo mais INSOSSO das eliminatórias, a Suíça lidera. Islândia, Albânia e Noruega brigam por vaga na repescagem, onde não teriam muita chance. No grupo F, os russos vão bem, deixando acirrada a disputa pela outra vaga. Israel surpreende, enquanto Portugal decepciona. Na chave seguinte, a Bósnia lidera e deve disputar sua primeira Copa. A Grécia ainda briga. Montenegro vai muito bem no grupo H, deixando a Inglaterra na segunda posição, que Polônia e Ucrânia não devem ameaçar. No último grupo, dois gigantes: Espanha e França brigam pra ver quem escapa da repescagem, com boa vantagem para os atuais campeões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário