quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os 16 pela 'orelhuda"

Comemoração do Dortmund no gol de Schieber, peitou os badalados City e Real Madrid (Fonte: UEFA)

Chegamos ao fim de mais uma fase de grupos da UEFA Champions League. Dessa vez algumas surpresas, alguns classificados já que "óbvios", mas de fato, expôs defeitos e qualidades de das 32 equipes. Por incrível que pareça, 13 das 16 vagas para as oitavas-de-final já estavam decididas desde a 5ª rodada, o que diminuiu o nível de emoção da última rodada.

Mas agora só restam 16 clubes brigando pela famosa orelhuda mais importante da Europa. São eles: Paris Saint-Germain, Porto, Schalke 04, Arsenal, Málaga, Milan, Borussia Dortmund, Real Madrid, Juventus, Shakhtar Donetsk, Bayern München, Valencia, Barcelona, Celtic, Manchester United e Galasataray. Os sorteios para definir os confrontos das oitavas-de-finais ocorre dia 20/12.

Nem tudo foi festa, Lima e Rodrigo lamentam a eliminação do Benfica (Fonte: UEFA)

Alguns clubes tradicionais, como Benfica, estiveram a um gol da classificação. No caso do Benfica, o gol acabou acontecendo em Glasgow e eliminando o clube português da Champions 2012/2013. Assim como o atual campeão Chelsea, que dependia de uma vitória do Shakhtar Donetsk, em Donetsk, porém Giovinco acabou com as esperanças dos Blues e classificou a Juventus para as oitavas.

Os clubes que ficaram em 3º na fase de grupos e disputarão a 2ª fase da UEFA Europa League são: Dynamo Kyiv, Olympiacos, Zenit, Ajax, Chelsea, BATE Borisov, Benfica e CFR Cluj.


- Bola (pra lá de) cheia: 
Borussia Dortmund: Peitou Real Madrid e Manchester City tanto em casa quanto fora e se garantiu em 1º no Grupo D.
Málaga: Crise? Superou as expectativas, encarou de igual para igual Milan e Zenit e se garantiu na liderança do Grupo C na estreia.
Celtic: Um gigante adormecido que voltou para levantar a moral do futebol escôces após a vitória de 2x1 sobre o Barcelona e conseguiu a vaga para as oitavas em 2º no Grupo G.
Burak Yilmaz: O turco mostrou ser goleador. Dos 7 gols do Galasataray na Champions League, 6 gols foram só dele. Vaga nas oitavas para o clube turco.

-Ah o dinheiro...

Manchester City: Já tinha o elenco. A pressão pelo título da Premier League não existia mais. Só que, faltou "experiência coletiva" para o clube engrenar. Resultado: nenhuma vitória e sai com a pior campanha de um time inglês na Champions desde o Blackburn 1995/1996.
Zenit: Contratou Hulk e Witsel na esperança de passar de fase como em 2011/2012. Tomou uma sapatada do Málaga logo na estreia. Sobrou a UEFA Europa League e um clima ruim entre Luciano Spalletti e Hulk após a vitória sobre o Milan.
Chelsea: Para um clube que gastou mais de 100 milhões em contratações mais a alcunha de atual campeão, a vaga era obrigatória. Mas no confronto direto contra Shakhtar Donetsk e Juventus, o time revelou pontos fracos. Mais a demissão de Di Matteo, a goleada no Nordsjaelland virou só um jogo pra cumprir tabela.

-Ninguém esperava nada deles mesmo (ou esperava?)

Nordsjaelland: O maior feito foi o empate em 1x1 com a Juventus em casa na 2ª rodada. Fora isso, sofreu 22 gols em 6 jogos  e dos 22 gols, 10 foram sofridos em confrontos contra o Chelsea (1x4 e 1x6). Volta pra casa com a pior campanha.
Dinamo Zagreb: Por pouco não sai da Champions com a proeza de nenhum gol marcado. Aos 50 do 2º tempo, debaixo de neve, Krstanovic fez o único gol da equipe croata na competição. Sai como lanterna, assim como em 2011/2012.
Lille e Montpellier: 12 jogos dos franceses e somente 1 vitória na Champions (BATE 0x2 Lille). A França tem um dos piores desempenhos na Champions League, pois ambos foram lanternas em seus grupos. Nos 20 anos do único título francês na competição, não restou nenhum para clube disputar ao menos a UEFA Europa League.

Até o próximo resumão, dessa vez da UEFA Europa League.
Abs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário