terça-feira, 28 de maio de 2013

Analisando o campeonato brasileiro

Maxi Biancucchi (vulgo primo do Messi), abriu os trabalhos da 43ª edição do campeonato brasileiro, no início da partida entre Vitória x Internacional, na Arena Fonte Nova, no último sábado. A rodada ficou marcada também pela goleada do Cruzeiro sobre o Goiás (5x0). Faltam 37 rodadas para conhecermos o campeão, os classificados para a Libertadores e os rebaixados. Tentaremos descobrir, a seguir, quem brigará pelo o quê.

O galo de Ronaldinho e cia. é um dos grandes favoritos

NA PARTE DE CIMA...
O Atlético-MG, por tudo que fez no primeiro semestre, vem forte para a disputa do Brasileirão. Principalmente se conseguir manter o futebol, Bernard, e se Ronaldinho manter as boas atuações.
Pode perder pontos por conta da disputa da Libertadores.
Já o Fluminense ao que parece, estagnou. O atual campeão brasileiro, não foi bem no campeonato carioca, e não empolga na Libertadores. Mas conhece os atalhos de uma competição por pontos corridos, tem um bom elenco e o artilheiro Fred.
Seedorf está jogando muito em 2013. E será fundamental para o Botafogo, que não conquista o nacional há 18 anos. Equipe bem entrosada, com mais algumas peças, pode ir longe.
O atual campeão mundial vem de um título estadual e uma eliminação na Libertadores. Apesar do forte elenco, o Corinthians pode sentir a provável saída do seu melhor jogador, Paulinho. Tem time para brigar por mais um título.
Como ocorreu nos últimos anos, o primeiro semestre do São Paulo foi turbulento. Eliminação no torneio estadual e continental. Saída repentina de 7 jogadores. Apesar disso tudo, sabe como ninguém, como se disputa o Brasileirão. E tem gente do calibre de Rogério Ceni, Jadson e Ganso.
Eterno candidato ao título, o Internacional tem potencial para levantar a taça que não levanta há 34 anos. Forlán começou bem o ano. A diretoria deve se mexer para reforçar o elenco, com a possível saída de Leandro Damião.
O tricolor gaúcho, tal qual o paulista, não teve um grande início de temporada. Apesar de vários astros, o Grêmio não empolgou. Com Zé Roberto em grande fase, o brasileiro pode ser a salvação do ano.
O Cruzeiro até que fez um bom campeonato mineiro, praticando um futebol vistoso, mas perdeu quando não podia perder. Em fase de montagem, pode ir longe no torneio.

Marcelo Moreno, um dos reforços do Fla para o Brasileirão

NA ZONA DO LIMBO...
Há vida sem Neymar? Pergunta essa que o Santos tentará responder no campeonato brasileiro. Com uma equipe mais fraca do que em outros anos, é visível a necessidade de mudança.
O clube mais turbulento do país, pode reverter essa situação no nacional. Com investimentos, o Flamengo trouxe reforços de nome. Seu futuro é uma incógnita.
Assim como o rival citado acima, o futuro do Vasco no campeonato brasileiro é duvidoso. O elenco é fraco, e não houveram muitos investimentos. Mas a camisa pode pesar.
Mais uma vez campeão paranaense, o Coritiba sofreu o abalo da eliminação na Copa do Brasil. Alex comanda a equipe, que pode ser a surpresa do campeonato.
O Vitória humilhou seu rival Bahia na final do campeonato baiano. Porém, foi eliminado da Copa do Brasil. Tem jogadores conhecidos, e também pode surpreender.
A Ponte Preta  fez um bom estadual, perdendo apenas duas vezes. Não tem grandes estrelas, e não parece que irá brigar por coisa maior do que vaga na Copa Sul-Americana.

Paulo Baier, o maior artilheiro da era dos pontos corridos


NA PARTE DE BAIXO...
Inovador ao mandar o time sub-23 para a disputa do campeonato estadual, e o time principal para a realização de amistosos, o Atlético-PR não conta com seu estádio nessa temporada, o que deve prejudicá-lo.
Campeã da série A-2 do Paulistão, a Portuguesa não tem um elenco forte, vive a conturbada relação entre diretoria e torcida e corre sério risco de rebaixamento.
O Bahia vive péssima fase. Humilhado pelo Vitória no campeonato baiano, teve várias trocas de treinadores no ano. Tem tudo para voltar à Série B.
Campeão catarinense, falta ao Criciúma maior bagagem em competições de alto nível. O elenco é bem montado, mas a equipe ainda é vista com desconfiança.
Atual campeão da Série B e do campeonato estadual, o Goiás, apesar dos bons jogadores que possui, não inspira tanta confiança. Não deve ir tão longe.
De casa nova, o Náutico é, tecnicamente, uma das equipes mais fracas do campeonato. Não fez um bom estadual e não tem grandes nomes em seu elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário